Diante do agravamento da situação socioambiental contemporânea tomamos a iniciativa de oportunizar processos formativos aos professores do ensino básico que problematizem a situação socioambiental vigente reconhecendo os principais problemas, assim como a necessidade de colaborar com a busca de alternativas que minimizem ou mesmo solucionem alguns desses problemas. Cientes dessa situação, justificam-se:
- A contextualização da ação docente, levando em conta os problemas socioambientais da contemporaneidade;
- A necessidade de subsídios teórico-metodológicos para que os professores possam fundamentar suas ações na escola;
- a sensibilização e a disposição de alguns professores que estão fazendo um trabalho individualizado e que gostariam de socializá-lo na Rede de educadores municipais em educação ambiental (REMEA);
- um trabalho existente no colégio e que tem condições de continuar intensificando suas ações;
- o interesse e disposição da Secretaria Municipal de Educação e também de membros do Programa Socioambiental Multicentros em realizar um trabalho dessa natureza;
- o interesse demonstrado pelos professores nas reuniões da Rede de educadores municipais em educação ambiental (REMEA), mostrando-se dispostos a participar da proposta.
• Oportunizar um quadro de saberes teórico-práticos que ampliem a compreensão dos professores do ensino básico acerca da complexidade socioambiental e a dinamicidade do trabalho docente, preparando-os para elaborarem projetos de educação socioambiental na sua escola.
Objetivos Específicos
• Compreender a responsabilidade humana diante da crise socioambiental, assim como a necessidade de buscar alternativas a essa situação.
• Refletir com os professores sobre o quê/ como realizar o trabalho de Educação Socioambiental nas diferentes séries e disciplinas da Escola na qual atuam.
• Dar subsídios para que os professores possam elaborar projetos de educação socioambiental e executá-los em sua escola;
• Sensibilizar/conscientizar a comunidade sobre a necessidade de ações responsáveis com a situação socioambiental.
Programa:
1- Crise Socioambiental;
2- Concepções e Práticas de Educação Socioambiental;
3- Metodologia de Educação Socioambiental
4- Elaboração de um Projeto de Educação Socioambiental para ser desenvolvido nas Escolas
Coordenadores: Drª Venice Grings e Drª Vera Simon
Local: Centro de Educação Ambiental de Santa Maria.
Período: Abril a dezembro.
Participantes: Professores da rede pública de ensino.
Professores: Drº Adriano Figueiró, Drª. Ana Merck, Drª .Noemi Boher, Drº. Omar Ardans, Drª. Venice Grings e Drª.Vera Simon.
Horário: 9h ás 11h 30min
Carga Horária: 40 h.
Cronograma:
20/04,11/05,15/06,13/07,10/08,21/09,28/09,19/10,23/11,14/12
Inscrições:
SMED pelo telefone (55)39217253 ou pelo e-mail: verlusimon@yahoo.com.br
Parcerias :
Universidade Federal de Santa Maria- UFSM; Pró-Reitoria de extensão- PROEX; Centro de Ciências Rurais-CCR; Unidade de Apoio Pedagógico-UAP; Secretária do Municipio de Educação; Secretária do Município de Proteção Ambiental, 8ª CRE/RS, FISMA e Fundação MOÃ.
Maiores Informações:
E-mail: socioambientalufsm2010@gmail.com
Blog: www.socioambiental.blogspot.com
Fone:(55) 32208403
Unidade de Apoio Pedagógico (UAP-CCR-UFSM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário